João Maurício Galindo

João Maurício Galindo

Saiba mais

Sobre o maestro
(fonte: sites da Orquesta Sinfônica Municipal de Campinas e da Jazz Sinfônica)
João Maurício Galindo nasceu em São Bernardo do Campo em setembro de 1960. Graduou-se bacharel em Música em 1985, pela Unesp, onde teve como principais mestres o compositor francês Michel Philippot e o musicólogo francês Roger Cotte.
Fez sua pós-graduação pela USP em 2000, orientado pelo Maestro George Olivier Toni.
Violista, foi aluno de dois dos principais mestres brasileiros, Alberto Jaffé e Paulo Bosísio.
Iniciou sua vida profissional como professor de violino e viola e regente da orquestra de alunos do Centro de Estudos Musicais do Sesc-Consolação de São Paulo.
Foi violista da OSESP sob direção do maestro Eleazar de Carvalho, 1º violista da Orquestra Sinfônica de Santo André e violista convidado da Orquestra de Câmara de Heidelberg, com a qual realizou três turnês pela Europa, com cerca de 60 concertos pela Suíça, Alemanha, França, Espanha e Portugal (ler toda a apresentação).
João Maurício Galindo é o atual diretor artístico e regente titular da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo.
Galindo está à frente da Jazz Sinfônica desde 2000. Sua trajetória está marcada pelo empenho em levar a música sinfônica de qualidade a um público não tradicionalmente habituado a ela. Foi um dos criadores de “Aprendiz de Maestro”, série de concertos didáticos para crianças, realizada há dez anos na Sala São Paulo. É autor do livro “Música: pare para ouvir”, dedicado ao público adolescente. Galindo trabalha pela música de fronteira entre o popular e o erudito, em palestras, publicações e nos dois programas que apresenta na Rádio Cultura FM – ‘Pergunte ao Maestro’ e ‘Encontro com o Maestro’– no qual ‘o maestro tira a casaca’ para levar a música orquestral de maneira leve e atraente.
Veja o vídeo do maestro João Maurício Galindo regendo a Orquestra Jazz Sinfônica em 2012, no Festival de Inverno de Campos do Jordão.

error: Conteúdo protegido