Jazz Sinfônica

Jazz Sinfônica

Saiba mais

Sobre a orquestra
(fonte:)
A Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo foi criada em 1989, a partir de uma ideia original de Arrigo Barnabé, com o apoio do então Secretário do Estado da Cultura, Fernando Morais. Fundada por Cyro Pereira, maestro dos Festivais de Música Popular da TV Record na década de 1960, com o objetivo de manter viva a tradição das orquestras populares de Rádio e TV, extintas na década de 1970.
O resultado é uma sonoridade exclusiva, que tem lhe conferido protagonismo na criação de uma nova estética orquestral brasileira por meio de arranjos contemporâneos. Única no mundo com esta formação, história e repertório, a “Jazz” tem personalidade e postura moderna e está atenta às diversas manifestações da riquíssima música popular brasileira e internacional.
Ao lado da Jazz estiveram grandes nomes da música como Tom Jobim, Milton Nascimento, Gal Costa, João Bosco, Toquinho, Paulinho da Viola, John Pizzarelli, Stanley Jordan, Gonzalo Rubalcaba, Dee Dee Bridgewater, Diane Schurr, Paquito D´Rivera e Ray Lema, entre outros artistas internacionais. Entre os concertos temáticos destacam-se os já aplaudidos Tom Jobim, Edith Piaf, 100 anos de Vinícius de Moraes, 100 anos de Dorival Caymmi, O Grande Circo Místico.
No ano de 2015 a Jazz Sinfônica completou 25 anos e lançou o CD comemorativo “Jazz Sinfônica – 25 anos”, realizou a primeira Bienal de Composição Jazz Sinfônica e se apresentou pela primeira vez no palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com repertório de música popular.
Em 2016, a Big Band da Jazz Sinfônica se apresentou pela primeira vez no Royal Albert Hall, durante o Festival BBC Proms, em Londres, junto com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, com regência de Marin Alsop.
Leia mais sobre a Orquestra Jazz Sinfônica neste link.
No vídeo abaixo, assista a um compacto de apresentações da orquestra.

error: Conteúdo protegido